Foto: Renan Mattos (Diário)
Parceria permitiu o conserto do pavimento de pedras da vila histórica
O trecho da Vila Belga que, por cerca de três anos, apresentou problemas de trafegabilidade e foi motivo de protestos, agora está consertado. A esquina das Ruas André Marques e Ernesto Beck teve o calçamento recuperado e foi aberta ao trânsito.
As pedras soltas prejudicavam a passagem de veículos e pedestres. O serviço durou cerca de uma semana e foi feito por dois calceteiros contratados por um empresário da cidade, que decidiu pagar o serviço.
Depois de fazer uma visita no local, que é cartão-postal da cidade e patrimônio histórico-cultural do município, o empresário procurou a Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga e se colocou à disposição para ajudar. A prefeitura de Santa Maria disponibilizou as máquinas para retirar as pedras e para fazer uma base do calçamento, um rolo compressor para compactar o material, pó de pedra e pedriscos para a melhoria das vias.
Trio é flagrado depredando ponto de ônibus em Santa Maria
NOVA PARCERIAS
Na última terça-feira, equipes do município realizaram a compactação da via, bem como a limpeza dos resíduos de construção. Antes mesmo de o serviço terminar, os moradores estavam contentes com a reforma já que era uma reivindicação antiga de quem vive no local.
A presidente da associação, Myrna Floresta, comemora a obra e diz que, agora, a entidade deve procurar parcerias para recuperar outras ruas da Vilga Belga. Além disso, os moradores estão produzindo enfeites de Natal para decorar a vila.